Skip to main content

Armazéns de grãos: Como proteger neste mundo cheio de incertezas

Sabe-se que o Brasil é um país movido pelo agronegócio, que nossa capacidade de produção é imensa, que ano após ano, as safras batem recordes de toneladas de grãos, que fornecemos alimentos para todo o mundo e que a nossa capacidade de armazenagem da produção de grãos é insuficiente. A prova da baixa capacidade de armazenagem são os números do Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), onde, estima-se que no Brasil, só 14% das fazendas têm armazéns ou silos, no Canadá são 85%, nos Estados Unidos 65% e na Argentina 40%. E por isso vamos analisar a importância de se obter o próprio meio de armazenar as produções, através da construção dos armazéns de grãos nas propriedades.

Neste cenário é muito claro o potencial de crescimento ao longo dos anos dos armazéns de grãos em nosso país. O produtor rural que não tem armazém de grãos na propriedade vende sua colheita com os preços do dia para não correr risco e acumular perdas, com isso ele pode deixar de ter uma rentabilidade melhor se souber a hora certa de vender. Com uma unidade armazenadora em sua propriedade, seria possível armazenar a safra e negociá-la no melhor momento ao longo do ano, além de reduzir custos operacionais.

Businessmen shake hands against silos. Agriculture business

Quando o produtor realiza o investimento na fazenda construindo o silo ou armazém de alvenaria é importante proteger esse patrimônio para manter a sustentabilidade do negócio, fazendo gestão de risco, do patrimônio e da safra. Para isso, é importante possuir uma apólice de seguro bem estruturada.

Fenômenos naturais como: vendavais, tornados, chuvas de granizo, ciclones, tempestades de poeira eram raros em várias regiões do Brasil. Fatores climáticos como esses, que causam estragos, eram comuns na região sul do Brasil. Com o aquecimento global esses fatores estão mudando rapidamente. Onde nunca choveu granizo está chovendo, assim como vendavais em lugares jamais vistos estão ocorrendo. Um evento climático desses citados, pode causar grandes estragos na estrutura e nos grãos. Para o produtor manter-se tranquilo e seguro, é primordial ter uma apólice de seguro adequada, para que o prejuízo não afete seu fluxo de caixa.

Além das incertezas dos fatores climáticos, existem outras variáveis que o produtor está exposto ao risco na operação em seus armazéns de grãos: explosões de pó em espaços confinados, incêndio no secador (principalmente em período de safra), atritos nas correias e rolamentos gerando incêndio, queda de raio, oscilação de energia, acidente com funcionários, trabalho em espaço confinado, acidentes com terceiros etc.

Para proteger o patrimônio de forma correta, é necessário um corretor de seguros especialista no assunto, pois assim evitará transtornos em um eventual sinistro causado por contratação do seguro realizada de forma equivocada.

São muitas particularidades envolvidas na operação no dia-a-dia do armazém que requer atenção em cada detalhe para contratação do seguro da forma assertiva e evitar perdas de direitos à indenização, aplicação de cláusula de rateio quando seu armazém estiver em pico, depreciação de bens, verbas insuficientes, não cobertura para os grãos e muito mais.  É necessária a aproximação do corretor especializado, visitando o local com o gestor de operação para avaliar riscos, posteriormente alinhamento em conjunto com o administrativo da fazenda, adequando ao orçamento do produtor o melhor custo-benefício para uma proteção adequada. É muito importante entender que o seguro de propriedade não é igual ao seguro de um automóvel, por isso é relevante reforçar a contratação com quem entende do assunto.

Há dois anos, a soja não para de subir, a matéria-prima que constroem silos e os armazéns também estão com custos elevados, e a pergunta que deixamos para refletir é: “Se seu armazém sofrer um incêndio de grandes proporções, você tem certeza de que a saúde financeira de seu negócio está bem protegida com sua apólice atual?”

Saiba mais conosco!

Fabio  Tomain

Diretor Comercial – Oxen Corretora de Seguros

E-mail: fabiotomain@oxenseguros.com.br

Fone/whats: (62)2020-1002 ou 98266-6767

João Ferreira

Diretor Comercial SIACON | Transformando via Software a Operação de Armazéns e Terminais de Grãos

Leave a Reply