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Como realizar o Controle de Pesagem de Caminhões a Granel

By 07/01/2022janeiro 13th, 2022No Comments

Caminhões que transportam carga a granel necessitam de controle de pesagem para garantir que estão com a quantidade limite de carga, o que também acontece com outros tipos de transportes. Mas você sabe como realizar o Controle de Pesagem de Caminhões?

Neste artigo você vai entender como realizar o Controle de Pesagem de Caminhões e a importância que essa prática possui. Acompanhe e boa leitura!

Pesagem de caminhões

A pesagem de caminhões que transitam nas rodovias brasileiras é regulamentada por lei, de modo que há obrigatoriedade da pesagem. Inclusive, não são apenas os caminhões de carga que são pesados, mas ônibus, micro-ônibus e outros veículos também.

Para isso, existem pontos de pesagens espalhados ao longo do país, sendo que a maioria deles fica no Sul e Sudeste. Esses pontos são equipados com balanças inseridas no solo, sinalizações, semáforo e demais informações para que o caminhoneiro saiba onde deve parar.

Além disso, também existem balanças que são integradas na pista e que não necessitam que o veículo pare para ser pesado, de modo que os caminhoneiros devem sempre trafegar dentro do limite de carga, pois nunca se sabe quando podem ser auferidos.

Diante disso, surge a necessidade de manter sempre o controle do peso por parte da empresa responsável pelo transporte para que não seja identificada sobrecarga. A constatação de sobrecarga pode gerar multas a depender da quantidade do excesso, bem como pode carregar na retenção do caminhão até que o excesso de carga seja retirado.

A quantidade de peso permitida nos caminhões e que não apresentará problema nas pesagens nas rodovias vai depender de alguns fatores. Isso porque, a pesagem é feita por eixo, de modo que a carga deve estar bem distribuída por todo o caminhão.

Como exemplo, um caminhão com eixo isolado e com 2 pneus por eixe tem o limite de carga em 6 toneladas. Já um caminhão com eixo isolado e 4 pneus, o limite é de 10 toneladas. Conjunto com 2 eixos direcionais e 2 pneus cada, a carga pode ter o peso de até 12 toneladas. Se o conjunto por de 3 eixos em tandem e tiver 4 pneus por eixo, o limite passa a ser de 25,5 toneladas.

Como fazer o Controle de Pesagem de Caminhões?

Diante do que foi trazido acima, é preciso existir o Controle de Pesagem de Caminhões. Pois, para garantir que o peso esteja dentro do limite que vai ser auferido nas rodovias, a empresa deve saber exatamente o peso de cada carga transportada.

Além disso, falando especificamente de carga a granel, a pesagem é ainda mais importante porque é a única forma de constatar o peso. Em cargas isoladas de produtos que possuem pesos específicos, pode haver a soma dos pesos. Mas no caso de caminhão a granel isso não é possível.

Esse controle deve ser feito quando a carga sai de um local e quando chega ao destino e por isso que as empresas que trabalham com esse tipo de transporte têm balanças para realizar esse controle.

Assim, primeiramente é preciso conferir o peso do caminhão sem a carga. Logo após, nova pesagem é feita dessa vez depois do carregamento da carga a granel. A diferença obtida é o peso da carga.

Além disso, no momento da entrega da carga o mesmo processo deve ser feito. Nesse caso, a intenção não é mais prevenir o excesso de carga nas rodovias, pois o transporte já aconteceu, mas prevenir o desvio de carga.

Pequenas diferenças podem ser toleradas, já que pode haver diferença entre as calibragens das balanças. Além disso, é preciso levar em consideração o tipo de carga, pois algumas podem sofrer pequenas perdas ao longo do trajeto.

Para obter a gestão e o Controle de Pesagem de Caminhões a utilização de software especializado é importante, pois com um sistema você consegue registrar os pesos e manter sempre um histórico com os controles exatos.

Não realizar esse controle pode gerar vários transtornos às empresas, principalmente porque quando um excesso é identificado o caminhão pode ficar retido e deve providencial o transbordo da carga excedida, o que vai atrasar a entrada e gerar mais custos de transporte.

Além disso, as multas variam, sendo aproximadamente de R$ 85,00 para casos de excessos com limite de 600 kg, R$ 127,00 para excesso entre 601 kg e 1.000 kg, pois nesse caso a infração é grave, além de R$ 191,00 para excessos que forem computados acima de 1.000 kg, sendo infração gravíssima e com o valor da multa aplicado a cada excesso de 500 kg.

Isso quer dizer que o controle de pesagem de caminhões precisa ser feito sempre em paralelo com os limites fixadas por lei, levando em consideração a quantidade e eixos e pneus do veículo que estiver em questão.

Considerações finais

Assim, investir em balanças apropriadas para serem instaladas nos locais de saída e entrada de caminhões a granel é algo essencial para esse segmento, pois somente assim você consegue ter o controle preciso e evitar correr riscos nas rodovias.

Além disso, o controle não evita apenas as multas e a retenção da carga, pois serve também para que a qualidade do veículo não seja comprometida.

A motivação para existir essa exigência de pesagem de veículos nas rodovias é evitar a deterioração das estradas e garantir a dirigibilidade mais segura dos veículos. Isso porque, um excesso de 20% na quantidade de carga de um caminhão pode causar cerca de 50% a mais de desgaste na rodovia.

Porém, quanto à vantagem da pesagem às empresas, os caminhões que trafegam dentro do limite de carga não comprometem as estruturas e evitam a necessidade de manutenções extras.

Sendo assim, o controle de carga consegue impactar positivamente em vários sentidos, tanto para evitar multas e retenções, como para evitar desvio de carga e até mesmo diminuir a incidência de necessidade de manutenções nos veículos.

Portanto, é algo indispensável e que deve ser feito com qualidade e com uso de um sistema especializado para garantir que os registros sejam feitos adequadamente, com chance de gestão, verificação e emissão de relatórios.

João Ferreira

João Ferreira

Diretor Comercial SIACON | Transformando via Software a Operação de Armazéns e Terminais de Grãos

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