AgronegócioGestão de ArmazénsTecnologia

Controle de Estoque de Grãos: como fazer e quais cuidados ter

By 13/12/2021dezembro 22nd, 2021No Comments
Corn on the hillside

O setor que produz grãos, assim como vários outros, requer mecanismos de controle de estoque para que não existam fraudes e perdas. Mas você sabe como fazer esse controle e quais os cuidados que deve ter?

Para esclarecer essas questões, este artigo abordará os principais cuidados que você deve ter com o controle de estoque de grãos e vai trazer a melhor forma de fazer o controle para obtenção dos melhores resultados.

Entenda a importância do controle de estoque de grãos

 

O agronegócio é um dos setores mais produtivos no país, de modo que a busca por crescimento é constante e faz com que os produtores busquem cada vez mais por estratégias que auxiliem na evolução do negócio.

Diante disse, uma das estratégias que mais pode significar um aumento considerável na lucratividade e no rendimento da produção de grãos é justamente o controle de estoque.

Cerca de 30% dos armazéns de grãos possuem evidências de perda de grãos, bem como aproximadamente 15% da produção é perdida em decorrência de armazenamento inadequado.

Dentro disso, a parte de estoque deve receber atenção extra, pois nesse momento de armazenagem dos grãos pode haver grandes perdas, como visto acima.

Ademais, no mesmo sentido, fazer o controle adequado do estoque permite que as safras sejam acompanhadas e a qualidade dos grãos seja verificada. Isso porque, o estoque faz parte do processo de controle, existindo a entrada, o estoque e a saída.

Dentro disso, quando esse controle é feito com precisão, o produtor consegue ter maior segurança e fazer com que o melhor rendimento seja obtido desde a lavoura até a parte de venda dos grãos. Mas para isso, especificamente o controle de estoque deve ser feito minuciosamente.

Como fazer o controle de estoque de grãos?

 

Para fazer o controle de estoque de grãos a principal questão é utilizar um software que seja desenvolvido para essa finalidade. Atualmente, existem sistemas que são criados para suprir todas as necessidades dos produtores, inclusive para gerir o estoque de forma plena e satisfatória.

Através de um software se torna possível ter o total controle das safras, sem desvios ou perdas e com realização de gestão completa de todo o estoque.

Dentro disso, o sistema permite a consulta online do estoque, facilitando a verificação de quantidade e possibilitando a realização de pesagens automáticas.

Ademais, através do software você consegue calcular automaticamente a quebra técnica, bem como pode fazer a gestão de contratos de compra e venda.

Dessa maneira, quando você tem em mãos um sistema que consegue oferecer gestão completa do estoque, essa é a forma mais apropriada de realizar o controle. Com essa estratégia você evita erros e falhas que acontecem quando se utiliza sistemas impróprios ou planilhas avulsas e métodos com papeis.

Além disso, com um sistema informatizado especializado você consegue classificar os grãos de forma automática e ainda emitir notas fiscais automaticamente.

Ademais, a questão da produtividade da gestão do estoque também é importante. Muitas vezes os estoques possuem grandes quantidades de produtos, de modo que agilidade e organização são essenciais para o controle seja feito de maneira produtiva.

Aqui, mais uma vez o uso do software faz total diferença. É muito mais produtivo trabalhar com um sistema prático e detalhado que foi desenvolvido para essa finalidade, do que contar com métodos ultrapassados de controle.

Com o uso desse tipo de sistema você pode ter redução de custos da administração do estoque, além de garantir maior segurança, eficiência e confiabilidade em todo o processo que fica registrado e pode ser conferido com poucos cliques.

Conheça os principais cuidados necessários

Depois de entender um pouco mais sobre a importância e como fazer o controle de estoque, é importante abordar sobre os cuidados que são necessários nessa etapa.

Primeiramente, há necessidade de ter cuidado com as fraudes. Diante disso, o sistema permite que haja redução em fraudes, pois existe a possibilidade de realizar auditoria. Sendo assim, você tem o cuidado de poder verificar todos os passos e tornar mais seguro o estoque.

Outro cuidado necessário é em relação à quebra técnica, o que pode acarretar falta de grãos e prejudicar a produtividade.

Ademais, cuidar a temperatura do estoque é essencial, pois os grãos ficam mais seguros quanto armazenados em 55,5, que é o resultado da umidade relativa do ar com a temperatura.

Portanto, ter o cuidado de monitorar frequentemente a umidade do local é indispensável, bem como verificar a existência de roedores, pragas e insetos em geral. Infestações não controladas de início podem resultar em grandes perdas.

Outra questão que você deve ter cuidado é com a atualização do inventário do estoque, pois deve haver precisão na quantidade existente para que a gestão seja eficiente e consiga estipular metas reais.

Dentro disso, contar com o sistema descrito anteriormente é fundamental, pois se torna mais fácil de ter o controle atualizado. No entanto, é preciso ter a garantia de que o sistema está realmente atualizado.

Para tanto, verificações diárias devem acontecer para que o controle do estoque tenha maior tranquilidade e certeza de que os níveis mínimos serão obedecidos para evitar que você não tenha a quantidade necessária dos insumos.

Por fim, outro cuidado é em relação ao local escolhido para sediar o estoque. Da mesma forma que a temperatura e a umidade relativa do ar devem ser monitoradas, para que se tenha maior controle sobre isso e condições mais favoráveis, é preciso escolher bem o local.

Além disso, saber o que pode ser estocado junto e o que deve ser colocado em local individual pode evitar perdas e prejuízos. E claro, o prazo de validade de tudo que estiver estocado deve sempre ser observado com atenção.

Considerações finais

 

Assim, o controle de estoque de grãos é fundamental para garantir os melhores resultados possíveis. E para isso, você pode observar as dicas e informações trazidas nesse artigo e utilizar como base para conseguir ter um controle eficiente e adequado.

Além disso, preste atenção nos cuidados necessários para garantir a qualidade e durabilidade dos grãos e poder oferecer produtos de qualidade aos clientes.

João Ferreira

João Ferreira

Diretor Comercial SIACON | Transformando via Software a Operação de Armazéns e Terminais de Grãos

Leave a Reply