Skip to main content

Indústria 4.0

By 15 de dezembro de 2020Gestão de Armazéns

No século 18, movida por tecnologias como a das máquinas a vapor, a indústria sofreu sua primeira grande transformação, quando máquinas substituíram processos manuais e o uso de animais para gerar força ou executar processos. Tal mudança é chamada de 1ª Revolução Industrial. E no momento atual, estamos passando por processos de revolução digital na indústria, com a chegada da Indústria 4.0

Nos séculos 19 e 20, a 2ª grande revolução nos meios de produção ficou conhecida pelas extraordinárias transformações, tendo como principal a eletricidade e seu emprego em bens de consumo e eletrodomésticos,além da linha de montagem e a difusão da produção em massa. Já no final do século 20, a 3ª Revolução nos trouxe a tecnologia da informação, se popularizando através do uso de computadores pessoais e, mais tarde, nos anos 1990, a internet e as plataformas digitais.

Já no século 21, o que a indústria chama de Indústria 4.0 pode ser sintetizada no advento da conexão digital, termo que melhor define essa revolução e que engloba tecnologias como a automação e troca de dados através de sistemas cyber-físicos, além de se apropriar de conceitos como  Internet das Coisas e  Computação em Nuvem. Tudo isso, somado aos avanços no campo da Inteligência Artificial, tornou os computadores rápidos e inteligentes, de certa forma até mais do que os seres humanos. Isso mudou a forma como se trabalha. A automação – que tem por conceito o controle do físico através do digital – praticamente completa é o que hoje se busca no mercado de produção, para atingir mais eficiência e otimização de tempo e de recursos.

No ambiente rural, não é diferente. Os serviços tecnológicos passam a ser usados para criar uma agricultura mais moderna e precisa, tanto em relação ao clima e aos terrenos quanto em relação à automação de pesagens, medição de umidade e sistemas de gerenciamento agrícola em geral.   Num país como o Brasil, que é uma das maiores potências no Agronegócio, quanto mais eficiência e segurança se obtiver nesses processos, o crescimento e o desenvolvimento do setor se tornam cada vez mais tangentes, não apenas nas grandes empresas, mas também nos pequenos e médios negócios, em todas as regiões potenciais do ramo agrícola.

João Ferreira

Diretor Comercial SIACON | Transformando via Software a Operação de Armazéns e Terminais de Grãos

Leave a Reply