AgronegócioCuriosidade

Produtividade das 5 principais culturas do Agronegócio

By 15/12/2020dezembro 22nd, 2020No Comments

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre 1997 e 2017, as cinco principais culturas nacionais apresentaram grandes saltos de produtividade: arroz (400%), milho (340%), trigo (300%), feijão (200%) e soja (200%).Eliseu Alves, fundador da Embrapa, afirma que esses aumentos permitiram ao país ter uma pauta de exportação bastante diversificada, o que está salvando a economia nacional. “Hoje, pode até ter gente passando fome no Brasil, mas não é por falta de produção”, enfatiza.A instituição desenvolveu o projeto Visão 2030: O Futuro da Agricultura Brasileira, que reúne as necessidades apontadas por produtores rurais para o crescimento do setor. O documento foi entregue a representantes de 32 partidos políticos, e a ideia é estimular os candidatos a formularem soluções para esses pontos.

A expectativa é que em 2030 a população mundial chegue a 8,5 bilhões de pessoas, sendo que 60% ocupará a classe média. Com esse cenário no horizonte, o principal desafio do Brasil é superar problemas estruturais internos para atender à demanda por alimentos. ”Que essa expansão vise a utilização de práticas sustentáveis de agricultura, como plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta, etc.”, diz o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, em inglês), Alan Bojanic.

O pesquisador da Embrapa, Edson Bolfe, também fala sobre os obstáculos atuais do agronegócio. “O aumento da produtividade e da produção nos diferentes sistemas, seja agrícola ou de produção animal, mantendo a disponibilidade dos recursos naturais. Esse é o grande desafio”.

Fonte: Embrapa/Canal Rural

João Ferreira

João Ferreira

Diretor Comercial SIACON | Transformando via Software a Operação de Armazéns e Terminais de Grãos

Leave a Reply